Quem Somos


Quem Somos


SOPROFE – Sociedade de Produção Florestal

Fundada em 1989 e sedeada no concelho de Abrantes, é uma empresa de serviços no âmbito da Silvicultura. No início a atividade principal consistia na Exploração Florestal, designadamente na compra, corte, rechega, transporte e venda de madeira, estando muito concentrada na região.

Ao longo dos anos tem vindo a diversificar o leque de atividades e a aumentar a zona geográfica de intervenção, bem como, a consolidar o “Know how” no setor florestal.

Atualmente, apresenta como atividades principais, a exploração florestal, a elaboração e execução de projetos florestais, a comercialização de madeiras, cortiça, lenhas e carvão vegetal e ainda a consultoria técnica.

A estratégia da empresa, assente na visão, missão, valores e política da qualidade, passa por ter uma gestão sustentável, quer a nível económico, quer florestal, que gere valor para os sócios, colaboradores e sociedade em geral, tendo como foco principal a satisfação das necessidades dos nossos clientes e parceiros de negócio.

 


Política da Qualidade e CdC/CdR


Assente na missão, visão e valores da empresa e com o foco na contínua satisfação dos clientes, colaboradores e demais partes interessadas, a SOPROFE - Sociedade Produção Florestal, Lda. assume o compromisso de:

  • Contribuir para uma gestão sustentável da floresta, cumprindo as Boas Práticas Florestais regulamentadas, por forma a potenciar valores económicos, sociais e ambientais;
  • Estabelecer parcerias estáveis e duradouras com os clientes e demais partes interessadas, assegurando a satisfação dos respetivos requisitos;
  • Cumprir os requisitos normativos, legais e regulamentares aplicáveis;
  • Valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  • Proporcionar condições de Segurança e Saúde no trabalho a todos os colaboradores;
  • Implementar e manter o Sistema de Gestão da Certificação de Cadeia de Custódia/Cadeia de Responsabilidade (CdC/CdR) de acordo com os referenciais FSC® (Forest Stewardship Council®) e PEFC™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes);
  • Fomentar a melhoria contínua do desempenho do Sistema Integrado de Gestão de acordo com os respetivos referenciais, designadamente: NP EN ISO 9001, FSC®, PEFC™;
  • Nunca estar direta ou indiretamente, envolvida em nenhuma das seguintes atividades:

    • Exploração e/ou comércio ilegal de madeira ou outros produtos florestais;
    • Violação dos direitos humanos e dos direitos consuetudinários das comunidades, durante as operações florestais;
    • Violação dos direitos consagrados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nomeadamente as Convenções definidas na Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho;
    • Destruição ou danos deliberados em áreas florestais classificadas como “Atributo de Alto Valor de Conservação”, durante a realização de operações florestais;
    • Adquirir ou explorar madeira de áreas florestais resultantes da conversão de florestas naturais para plantação ou usos não florestais;
    • Adquirir ou explorar madeira de áreas florestais onde foram plantados organismos geneticamente modificados.
  • Perspetivar o crescimento económico da empresa, garantindo a sua sustentabilidade aos sócios e colaboradores.

Sistemas de Gestão e Certificações


Certificação FSC® e PEFC™

Contribuir para a gestão responsável da floresta é um dos compromissos assumidos pela Soprofe, de forma a fazer parte de um mercado ambiental e socialmente consciente.

Face a esta orientação estratégica, a Soprofe implementou um Sistema de Gestão da Certificação de Cadeia de Custódia (CdC) e, em 2017, obteve a respetiva certificação de acordo com os requisitos da norma de referência FSC® - Forest Stewardship Council®.

O Sistema de Certificação de Cadeia de Custódia tem por objetivo assegurar que os produtos comercializados cumprem os princípios e critérios da marca FSC e que são obtidos através de um processo ambiental e socialmente responsável, contribuindo para assegurar a manutenção da floresta, do emprego e da atividade económica envolvida.

Também em 2017, a Soprofe reforçou este compromisso com a Certificação de Cadeia de Responsabilidade (CdR), de acordo com os requisitos da norma de referência PEFC™ Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes.


Sistema de Gestão da Qualidade

Satisfazer as necessidades e sobretudo as expectativas dos nossos clientes, é o nosso principal objetivo e é nesse sentido que, diariamente, gerimos a nossa atividade e processos, tendo em vista a melhoria contínua da qualidade dos nossos serviços e produtos.

Como forma de reconhecimento e consolidação destas práticas, a Soprofe possui um sistema de Gestão da Qualidade, certificado pela BUREAU VERITAS, de acordo com os requisitos subscritos pela norma de referência NP EN ISO 9001:2015.

Prémios e Distinções



PME Líder e PME Excelência

Em 2016 a Soprofe foi reconhecida com o estatuto de PME Excelência e, consecutivamente, em 2016 e 2017 foi reconhecida como PME Líder, ambos atribuídos pelo IAPMEI, numa parceria com a Banca e o Turismo de Portugal.

Este reconhecimento externo do sucesso da nossa estratégia empresarial e a importância do nosso contributo para a economia nacional, é mais um incentivo para a Soprofe continuar a melhorar o seu desempenho e a apostar numa estratégia de crescimento sustentado, reforçando a sua presença e competitividade no mercado do setor florestal.